Fale Conosco

28 de julho de 2011

Espaço Cultural tem maior biblioteca pública da Paraíba



A biblioteca Juarez da Gama Batista é a maior biblioteca pública do Estado da Paraíba com um acervo de 100 mil obras entre livros, periódicos, dicionários, enciclopédias, atlas, jornais e obras em braile. A biblioteca está localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego e recebe, diariamente, entre seus visitantes, alunos da rede pública de ensino, em sua maioria do Ensino Médio e pré-vestibular.

“Os estudantes do ensino médio e pré-vestibulandos são o segundo maior público aqui da biblioteca, atrás apenas dos estudantes para concursos públicos”, destaca a diretora da biblioteca, Cybelle Nunes.

O acervo da biblioteca é composto por grandes obras da literatura, com destaque para os autores paraibanos. “Nosso acervo é muito rico, pois contempla várias áreas do conhecimento, com destaque maior para literatura e romance além de um acervo unicamente de autores paraibanos”, informa a diretora.

“Os estudantes do Ensino Médio e Fundamental da rede pública podem encontrar livros de matemática, história, química, física, português, literatura e literatura infanto-juvenil na nossa biblioteca”, explicou a presidente da Fundação Espaço Cultural (Funesc), Lú Maia.

A biblioteca funciona no Espaço Cultural José Lins do Rego e dispõe de um amplo espaço para leitura e estudo. “Temos mais de 2 mil metros quadrados de área com 36 cabines individuais e coletivas para estudos além de um amplo salão com mesas e cadeiras novas e confortáveis. Nossa biblioteca é climatizada na temperatura ideal para preservação do acervo e agora também estamos disponibilizando a Internet wi-fi”, contou Cybelle Nunes.

Qualquer pessoa pode se tornar usuária da biblioteca, bastando apenas realizar um cadastro informando sua identidade, CPF, comprovante de residência, telefone e e-mail. “Nossos usuários podem realizar empréstimos de até três livros por até 15 dias, podendo renovar se não houver nenhuma reserva”, explicou a diretora. A biblioteca funciona de segunda à sexta-feira das 7h às 19h, aos sábados de 8h às 18h e aos domingos das 8h às 14h.

As escolas públicas do Estado podem realizar visitas à biblioteca. “Várias escolas públicas realizam visitas a nossa biblioteca, para isso basta ligar para o nosso número de contato que é o 3211-6264 ou mandar um e-mail para bibliotecafunesc@gmail.com e marcar conosco um dia para a visita”, finalizou Cybelle Nunes.

História – A biblioteca Juarez da Gama Batista foi fundada em 1857 e ocupava salas do Lyceu Paraibano. Era denominada Biblioteca Pública da Paraíba. Em 1982 mudou-se para o Espaço Cultural e ganhou o nome de Juarez da Gama Batista em homenagem ao escritor pessoense que foi integrante da Academia Paraibana de Letras e deixou uma vasta e importante produção literária incluindo ensaios, crônicas, discursos, conferências e prefácios.