Governo da Paraíba


Jardim Botânico de João Pessoa reabre visitação a trilhas


Segunda-feira, 28 de novembro de 2011 - 15h39

O Jardim Botânico de João Pessoa reabriu nesta segunda-feira (28) a visitação guiada em trilhas. Os passeios ecológicos têm percursos interpretativos destinados a estudantes, grupos de terceira idade e o público em geral. A agenda de visitas para grupos acima de dez pessoas deve ser feita pelo telefone 55 (83) 3218 7880 e a visitação acontece de terça-feira a sábado das 8h à 12h e das 13h às 17h.

O Jardim Botânico inaugurou a sinalização das trilhas e dos ambientes do órgão para melhor orientar os visitantes. Os percursos para a visitas abrangem sete das 12 trilhas que somados chegam a mais de 4 km de extensão. Algumas trilhas possuem uso exclusivo para atividades de pesquisa, segurança e manutenção.

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Bronzeado Machado assistiram palestra na manhã desta segunda-feira (28), fizeram apresentação musical e conheceram o parque ecológico localizado que começa ainda na Torre e se estende a outros bairros.

A Superintendente de Administração do Meio Ambiente (Sudema) montou uma equipe de profissionais e organizou a estrutura de equipamentos antes de reabrir as trilhas do Jardim Botânico ao público, revela a superintendente Tatiana Domiciano. Cartazes e folders bilíngües serão distribuídos nos espaços públicos, hotéis, restaurantes, dentre outros.

Fabiana Gomes, estudante do curso de Turismo da UFPB, é estagiária no Jardim Botânico e revelou que os seis meses de estágio são de extrema importância para o conhecimento acadêmico, além de contribuir com a consciência ecológica.

A diretora do Jardim Botânico de João Pessoa, Suênia Oliveira, destacou que das 12 trilhas foram escolhidas sete para percursos interpretativos, podendo ser percorridas por crianças, idosos, pesquisadores e o público em geral. Toda a visitação ao parque é guiada por monitores e por policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, destacou que o Jardim Botânico é um dos mais importantes atrativos turísticos de João Pessoa e disse que a empresa é parceira da Sudema na divulgação desse ambiente ecológico em sua mídia.

Lica Neves, diretora da Divisão de Áreas Protegidas da Secretaria do Meio Ambiente do Município de João Pessoa, revelou que o Jardim Botânico tem “uma beleza fantástica”. Trata-se da maior floresta de Mata Atlântica encravada em um centro urbano, por isso a grande importância de sua preservação. “A comunidade precisa interagir e conhecer esse parque ecológico”, completou.

O Jardim Botânico selecionou estagiários de diversos cursos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – entre eles Turismo, Biologia, Botânica e Geografia – que contribuirão com o trabalho de atendimento ao público.

O tenente-coronel PM Adielson Pereira, comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, disse que o quartel do Batalhão funciona dentro do Jardim Botânico, por isso os policiais têm participação efetiva nas visitas ecológicas como medida de segurança. No Estado, o efetivo do Batalhão de Polícia Ambiental é de 105 policiais.

Localização – O Jardim Botânico está localizado na Mata do Buraquinho, em João Pessoa, e é considerado um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do País. É uma instituição que mantém coleções documentadas de plantas diversas, possui flora e fauna nativas e tem a finalidade de dar suporte a atividades de pesquisa, fomentar a conservação, promover educação ambiental e lazer contemplativo.

Sob a gestão do Estado, por meio da Sudema, o Jardim Botânico passará a receber turistas, pesquisadores e toda comunidade local para usufruir desse espaço de maneira segura e orientada. A Sudema elaborou a sinalização para identificação das espécies, das trilhas e dos demais espaços existentes.

Serão oferecidas oficinas de reciclagem com orientação sobre reaproveitamento de materiais e jardinagem. As oficinas devem ser previamente agendadas, assim como toda visitação de grupo.


array(3) { [894]=> object(stdClass)#2128 (10) { ["term_id"]=> string(3) "894" ["name"]=> string(16) "Jardim Botânico" ["slug"]=> string(15) "jardim-botanico" ["term_group"]=> string(1) "0" ["term_taxonomy_id"]=> string(3) "896" ["taxonomy"]=> string(8) "post_tag" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> string(1) "0" ["count"]=> string(2) "12" ["object_id"]=> string(5) "32384" } [3544]=> object(stdClass)#2130 (10) { ["term_id"]=> string(4) "3544" ["name"]=> string(7) "trilhas" ["slug"]=> string(7) "trilhas" ["term_group"]=> string(1) "0" ["term_taxonomy_id"]=> string(4) "3549" ["taxonomy"]=> string(8) "post_tag" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> string(1) "0" ["count"]=> string(1) "6" ["object_id"]=> string(5) "32384" } [3571]=> object(stdClass)#2131 (10) { ["term_id"]=> string(4) "3571" ["name"]=> string(11) "visitação" ["slug"]=> string(9) "visitacao" ["term_group"]=> string(1) "0" ["term_taxonomy_id"]=> string(4) "3576" ["taxonomy"]=> string(8) "post_tag" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> string(1) "0" ["count"]=> string(1) "2" ["object_id"]=> string(5) "32384" } }

Notícias Relacionadas

  • galeria

  • video

  • Dito e feito