Governo da Paraíba


‘Portadores da Folia’ desfilam nesta terça-feira na orla da Capital


Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012 - 17h46

A alegria e a descontração vão tomar conta da orla marítima de João Pessoa na tarde desta terça-feira (14), na Av. Cabo Branco, com o 19º desfile do bloco Portadores da Folia. A festa, que reúne anualmente mais de quatro mil foliões, será animada pela orquestra de frevo Paraíso Tropical, do maestro Kiko, pelas bandas Acredite e Tuaregs e pelas rainhas do Folia de Rua Gracinha Telles (2012) e Diana Miranda (2011).

Neste ano, o bloco Portadores da Folia homenageia o Carnaval Tradição e incentiva os foliões a retirarem suas fantasias do baú ou usarem roupas coloridas, a partir das 15h, em frente à Empadinha Barnabé, onde será a concentração. “Vamos colorir a avenida. Seja de princesa, palhaço, mágico, tanto faz”, disse a presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), Simone Jordão Almeida. “O importante é cair na folia”, completou.

Durante a concentração, a Funad realizará, até as 17h, atividades culturais e educativas em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS). A partir das 17h, ocorre a saída do bloco Portadores da Folia, acompanhado pelos trios elétricos Raça e Metrô, rumo ao Largo da Gameleira, na praia de Tambaú, onde acontece a dispersão.

O bloco carnavalesco Portadores da Folia foi criado no dia 28 de novembro de 1993, pela Funad, numa iniciativa de funcionários e usuários da fundação. Os idealizadores foram Marcone, Osvaldo Nery, Carlos Nóbrega, Luciene Rodrigues e Glauce Cunha Lima. Os dois primeiros compuseram o hino do bloco e o primeiro estandarte foi confeccionado pela reabilitadora Idalina Gonsalves.

O bloco congrega pessoas com deficiência de todo o estado da Paraíba, inclusive as que são atendidas pela Funad e por entidades como: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE’s) de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Esperança, Santa Rita; a Sociedade Pestalozzi da Paraíba; AME Down; Associação dos Surdos; Instituto dos Cegos; Escola de Áudio-Comunicação; Escola de Educação Especial; Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes da Paraíba (FCD); Associação dos Portadores de Deficiência da Paraíba (Apdep); Associação dos Portadores de Deficiência Física (Asdef); e Centro de Atividades Especiais Helena Holanda.

 

 

 


array(2) { [0]=> object(stdClass)#5657 (9) { ["term_id"]=> string(4) "4404" ["name"]=> string(12) "folia de rua" ["slug"]=> string(12) "folia-de-rua" ["term_group"]=> string(1) "0" ["term_taxonomy_id"]=> string(4) "4409" ["taxonomy"]=> string(8) "post_tag" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> string(1) "0" ["count"]=> string(1) "1" } [1]=> object(stdClass)#5654 (9) { ["term_id"]=> string(3) "192" ["name"]=> string(5) "funad" ["slug"]=> string(5) "funad" ["term_group"]=> string(1) "0" ["term_taxonomy_id"]=> string(3) "194" ["taxonomy"]=> string(8) "post_tag" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> string(1) "0" ["count"]=> string(2) "87" } }

Notícias Relacionadas

  • galeria

  • video

  • Dia do Trabalho
  • tabajara
  • am1110
  • am1055