Governo da Paraíba


CDRM perfura poços e leva água a regiões carentes do semiárido paraibano


Quarta-feira, 07 de março de 2012 - 15h01

A Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM) iniciou, com autorização do Governo do Estado, a perfuração de poços em comunidades rurais carentes de recursos hídricos. A partir da próxima semana – e com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) –, oitos poços serão perfurados para abastecer a população em locais onde não existe sistema tradicional de adutora.

Segundo o diretor de operações do CDRM, José João Correia de Oliveira, na semana passada, três poços foram perfurados no município paraibano de Nazarezinho, localizado na região Oeste da Paraíba, a 460km da capital. Na próxima semana, quatro poços serão perfurados em Sumé e mais quatro em São Sebastião do Umbuzeiro, ambos localizados no Cariri Ocidental paraibano.

Até o fim da operação, serão construídos sete poços em cada uma dessas cidades, totalizando 14 perfurações em municípios do semiárido paraibano, local estratégico para essas intervenções, segundo o diretor José João. Na perfuração de poços, segundo ele, é feita um sistema parecido como uma miniadutora, com sistemas de caixa d’água e modelo chafariz. “Teremos uma demanda grande nos próximos meses”, disse.

Ele complementa dizendo que o Funcep foi criado pelo Governo do Estado a fim de melhorar a vida do homem – no campo ou na cidade – e que esse tipo de operação (perfuração de poços) leva qualidade de vida à população, pois possibilita que os produtores cultivem hortaliças ou peixes, desenvolvendo, assim, uma atividade que gera renda. O Funcep está ligado à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

O Governo do Estado também autorizou a compra de novos equipamentos para a perfuração de poços, algo extremamente necessário, segundo José João, uma vez que os equipamentos existentes já tinham mais de 30 anos de uso. Serão adquiridos compressor, caminhão e perfuratriz.


array(3) { [0]=> object(stdClass)#2130 (9) { ["term_id"]=> string(3) "460" ["name"]=> string(13) "abastecimento" ["slug"]=> string(13) "abastecimento" ["term_group"]=> string(1) "0" ["term_taxonomy_id"]=> string(3) "462" ["taxonomy"]=> string(8) "post_tag" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> string(1) "0" ["count"]=> string(2) "20" } [1]=> object(stdClass)#2127 (9) { ["term_id"]=> string(4) "2461" ["name"]=> string(4) "cdrm" ["slug"]=> string(4) "cdrm" ["term_group"]=> string(1) "0" ["term_taxonomy_id"]=> string(4) "2464" ["taxonomy"]=> string(8) "post_tag" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> string(1) "0" ["count"]=> string(2) "15" } [2]=> object(stdClass)#2137 (9) { ["term_id"]=> string(4) "4630" ["name"]=> string(6) "poços" ["slug"]=> string(5) "pocos" ["term_group"]=> string(1) "0" ["term_taxonomy_id"]=> string(4) "4635" ["taxonomy"]=> string(8) "post_tag" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> string(1) "0" ["count"]=> string(2) "10" } }

Notícias Relacionadas

    • galeria

    • video

    • Governo abre Jogos Escolares da 12ª Região de Ensino