SES vai unificar processos licitatórios e dar mais eficiência ao Controle de Infecção Hospitalar
Terça-feira, 13 de março de 2012 - 19h06
Para unificar e tornar mais ágil os processos de licitação dos hospitais do Estado e tornar mais atuantes as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta terça-feira (13), duas capacitações paralelas com o pessoal administrativo de 30 hospitais e as comissões de controle de infecção de 16 hospitais distritais e regionais. As reuniões aconteceram no Centro Municipal de Capacitação de Professores (Cecapro).
A coordenadora da Atenção Básica da SES, Patrícia Assunção, destacou que os profissionais das comissões de infectologia dos maiores hospitais do Estado estão discutindo como melhorar e tornar mais eficientes a segurança do ambiente hospitalar para os pacientes e funcionários. “Também vamos analisar o caso de funcionamento da CCIH do Hospital de Trauma, que tem uma equipe muito atuante. O funcionamento eficiente dessas comissões é de fundamental importância para que possamos assegurar um ambiente protegido e prevenido contra vírus e bactérias”, explicou.
A diretora executiva da Central de Compras da Secretaria de Estado da Administração, Ana Maria Nóbrega, participou da capacitação e ressaltou a importância de unificação dos processos licitatórios para dar mais agilidade à aquisição dos materiais. “Geralmente, cada hospital solicita um processo diferente para um mesmo item que é comum a todos eles. Isso acaba gerando um grande número de processos, causando lentidão ao processo, principalmente na etapa de pesquisa de preços. As empresas fornecedoras precisam fazer o levantamento de preços para vários processos diferentes, quando poderiam fazer um só registro de preço. Os hospitais poderiam reunir suas solicitações e abrir um processo único, mas respeitando a necessidade de cada hospital”, explicou.
Participaram do encontro os diretores de hospitais membros das comissões de controle de infecção e as coordenações de enfermagem. Na capacitação sobre unificação dos processos licitatórios para aquisição de insumos, materiais e equipamentos médico-hospitalares, participaram os profissionais ligados à assistência farmacêutica, controle interno, gerências administrativas, planejamento e engenharia.
Notícias Relacionadas
- Cidades turísticas participam de capacitação sobre segurança alimentar
- Agevisa-PB promove Oficina de Capacitação em Serviços de Alimentação nesta quarta-feira
- Agência de Vigilância Sanitária promove capacitação em coleta de água para hemodiálise
- Colaboradores do Hospital de Trauma participam de capacitação
- Trauma de Campina Grande realiza capacitação para profissionais de Enfermagem
Outras Notícias
- Ricardo autoriza rodovia que vai tirar mais um município do isolamento
- Ricardo anuncia ações para manter tradição do povo cigano em Sousa
- Detran faz blitz com agentes de trânsito concursados e flagra 55 motoristas
- Ricardo autoriza rodovias e a revitalização do Canal da Redenção e entrega moradias
- Estabelecimentos industriais crescem 43,7% na Paraíba nos últimos dois anos
- Administração
- Administração Penitenciária
- Casa Civil
- Casa Militar
- Comunicação Institucional
- Controladoria Geral
- Corpo de Bombeiros
- Cultura
- Defensoria Pública Geral






