Fale Conosco

17 de abril de 2012

Detran credencia empresas para formação de mão de obra para autoescolas



A partir de agora, as empresas que compõem o chamado Sistema “S” (Sest e Senac) estão autorizadas a oferecer cursos para instrutor de trânsito, diretor geral de Centro de Formação de Condutores, examinador de trânsito e instrutor de curso especializado, além de cursos para mototaxistas e motofretistas.

O credenciamento dessas empresas foi autorizado por meio de uma portaria do diretor superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Rodrigo Carvalho, publicada no Diário Oficial do dia 12 deste mês.

A medida visa capacitar profissionais para a atuação junto aos Centros de Formação de Codutores (antigas autoescolas) e foi comemorada pela Associação das Empresas Credenciadas de Formação de Condutores.

Segundo o presidente da AECFC-PB, Eduardo Feitosa, ao autorizar a realização dos cursos por empresas terceirizadas, o Detran está ajudando a abrir cerca de 1.500 vagas de emprego em mais de 70 Centros de Formação de Condutores existentes na Paraíba. Ele revelou que o setor vinha enfrentando dificuldades para a contratação de funcionários, problema que será sanado com os cursos, que vão garantir mão de obra qualificada.

Biometria – O superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, adiantou que, brevemente, o Detran estará exigindo dos Centros de Formação de Condutores a implantação da biometria (identificação dos candidatos através da impressão digital). O sistema, que já é utilizado na identificação dos candidatos durante a realização das provas, agora vai permitir o controle da freqüência dos alunos durante as aulas teóricas e práticas.

Rodrigo Carvalho lembrou que o Detran vem adotando várias medidas para tornar mais rigorosa a avaliação dos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).