Governo da Paraíba


Hotéis têm aumento de 6,80% na ocupação no primeiro trimestre


Domingo, 29 de abril de 2012 - 10h56

O primeiro trimestre de 2012 foi positivo para o setor hoteleiro da Paraíba.  A diretoria de Economia e Fomento da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) registrou um crescimento de 6,80% na ocupação dos hotéis em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a março de 2012, um total de 402.979 pessoas se hospedou na Paraíba. No ano passado, esse número foi de 377.312 hóspedes.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, avalia que esse crescimento é reflexo direto das ações que o Governo do Estado vem mantendo em parceria com os hoteleiros, por meio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB).

A executiva informa que os principais mercados emissores de turistas para a Paraíba vem merecendo atenção da PBTur e da ABIH-PB. “Nós temos mantido um ciclo de treinamentos e capacitação dos agentes e operadores de viagens junto às grandes operadoras do País, como a CVC, TAM Viagens, Visual, Trend entre outras”, disse Ruth Avelino.

Reconhecimento – O crescimento da ocupação hoteleira é reconhecido pelos empresários, que também começam a se movimentar para ampliar ações no sentido de atrair novos clientes. Um exemplo está na Rede Nord de Hotéis, de João Pessoa, que reuniu clientes, empresários e parceiros para estreitar o relacionamento. O encontro aconteceu na semana passada e reuniu executivos de empresas como Ambev, Banco do Brasil e Magazine Luiza, entre outros.

O diretor administrativo da Rede Nord, Daniel Rodrigues, reconhece o bom momento do setor hoteleiro e destaca as ações em parceria com o Governo do Estado. “O mercado hoteleiroem João Pessoaestá cada vez mais promissor. Com investimentos designados para a área de turismo oriundos do Governo do Estado e da iniciativa privada, já estamos notando avanços positivos no setor”, enfatiza.

Campina Grande – Outro indicativo positivo para o turismo paraibano surge na movimentação de passageiros no Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o terminou registrou aumento de 20,62% (embarques e desembarques) neste ano em relação ao mesmo período de 2011.

Esse aumento, segundo a direção da agência de viagens Delta Tour, se deve à mudança da malha aérea promovida pela Gol Linhas Aéreas, que disponibilizou vôos nos horários da manhã e à tarde.

O crescimento da movimentação de passageirosem Campina Grandetambém pode ser reflexo da interiorização da malha aérea, um fenômeno que tem ocorrido nos últimos meses, em especial, na região Nordeste. O fato é que aeroportos de cidades como Juazeiro do Norte e Petrolina também apresentaram altas na movimentação de passageiros em março deste ano, de 68,78% e 42,68%, respectivamente.

Para Ruth Avelino, a política de interiorização da malha aérea é uma das bandeiras defendidas pelos secretários de turismo nordestinos, por meio da Comissão de Turismo Integrado (CTI-NE). Apesar de João Pessoa ser a porta de entrada de turistas na Paraíba, a ampliação da movimentação dos aeroportos no interior cria rotas alternativas para os turistas, sobretudo em capitais que não contam ainda com mais opções de vôos.


array(5) { [0]=> object(stdClass)#2137 (9) { ["term_id"]=> string(4) "1623" ["name"]=> string(4) "abih" ["slug"]=> string(4) "abih" ["term_group"]=> string(1) "0" ["term_taxonomy_id"]=> string(4) "1625" ["taxonomy"]=> string(8) "post_tag" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> string(1) "0" ["count"]=> string(1) "5" } [1]=> object(stdClass)#2140 (9) { ["term_id"]=> string(4) "5169" ["name"]=> string(7) "hotéis" ["slug"]=> string(6) "hoteis" ["term_group"]=> string(1) "0" ["term_taxonomy_id"]=> string(4) "5174" ["taxonomy"]=> string(8) "post_tag" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> string(1) "0" ["count"]=> string(1) "5" } [2]=> object(stdClass)#2141 (9) { ["term_id"]=> string(4) "3285" ["name"]=> string(9) "hotelaria" ["slug"]=> string(9) "hotelaria" ["term_group"]=> string(1) "0" ["term_taxonomy_id"]=> string(4) "3290" ["taxonomy"]=> string(8) "post_tag" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> string(1) "0" ["count"]=> string(1) "2" } [3]=> object(stdClass)#2142 (9) { ["term_id"]=> string(4) "5170" ["name"]=> string(10) "ocupação" ["slug"]=> string(8) "ocupacao" ["term_group"]=> string(1) "0" ["term_taxonomy_id"]=> string(4) "5175" ["taxonomy"]=> string(8) "post_tag" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> string(1) "0" ["count"]=> string(1) "3" } [4]=> object(stdClass)#2143 (9) { ["term_id"]=> string(2) "50" ["name"]=> string(7) "turismo" ["slug"]=> string(7) "turismo" ["term_group"]=> string(1) "0" ["term_taxonomy_id"]=> string(2) "51" ["taxonomy"]=> string(8) "post_tag" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> string(1) "0" ["count"]=> string(3) "274" } }

Notícias Relacionadas

  • galeria

  • video

  • Governo abre Jogos Escolares da 12ª Região de Ensino