Governo da Paraíba


Polícia realiza Operação Nômade no bairro de Mandacaru


Sexta-feira, 18 de maio de 2012 - 17h09

Foto: Secom-PB

Cerca de 350 homens da Polícia Militar da Paraíba participaram, na manhã desta sexta-feira (18), de mais uma edição da Operação Nômade, realizada no bairro de Mandacaru. O evento foi realizado em frente à Unidade de Policia Solidária de Mandacaru, e contou com a presença de todas as modalidades de policiamento da Corporação. O secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, o subcomandante geral da Corporação, coronel Francisco de Assis Castro, que representou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller de Assis Castro, e o comandante da Região Metropolitana, coronel Carlos Américo, estiveram presentes.

Na oportunidade, o secretário Cláudio Lima parabenizou todos os policiais militares pelo trabalho realizado no combate ao crime, bem como enalteceu a diminuição dos índices de criminalidade em toda a Paraíba.

A Operação será realizada durante todo final de semana na região metropolitana da Capital, e tem como objetivo intensificar a prevenção e repressão de práticas delituosas, bem como apreender entorpecentes e objetos ilícitos, além de cumprir mandado de prisão.

De acordo com o coronel Castro, a Operação é desenvolvida simultaneamente em toda a Paraíba, e vem contribuindo de forma eficaz para a redução satisfatória dos índices de criminalidade. A Polícia Militar ocupou todas as áreas do bairro de Mandacaru.

Com a implantação da Operação Nômade semanalmente na Paraíba, os números mostram que todos os índices de criminalidades vêm diminuindo paulatinamente com o trabalho integrado das Polícias Civil e Militar. Segundo dados repassados pela Secretaria de Segurança e Defesa Social, houve uma redução significativa em todas as modalidades de crimes.

Apreensão de drogas:

No primeiro trimestre foram encaminhados ao IPC 126,188 quilos de drogas. O número é quase o dobro dos 72,920 quilos que foram apreendido no mesmo período do ano passado. Ao longo de 2011, foi apreendida mais de meia tonelada de drogas.

Armas apreendidas:

Nos meses de janeiro e fevereiro, a polícia apreendeu 254 armas na Paraíba, 70% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram retiradas de circulação 150 armas. Ao longo de 2011, foram apreendidas 2.179 armas no Estado.

Crimes Violentos Patrimoniais (CVP):

A polícia registrou queda consecutiva de CVP em João Pessoa. Entre o 5º e o 6º semestre de 2011 aconteceu uma queda de 23%. Entre último bimestre do ano e o primeiro de 2012 aconteceu mais uma queda, de 13%.

5º bimestre de 2011: 1.119 CVP

6º bimestre de 2011: 859.

Primeiro bimestre de 2012: 743 casos

Roubo a Banco:

Os crimes contra instituições bancárias caíram 40% no primeiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período do ano passado na Paraíba. Os roubos com explosões caíram 60%.

Crimes Contra Bancos: 

1º trimestre de 2012: 12 e uma tentativa

1º trimestre de 2011: 20 e 5 tentativas

Explosões:

1º trimestre de 2011: 15

1º trimestre de 2012: 6

Recuperação de Veículos:

Os roubos a veículos em João Pessoa caíram 12% em 2011 em relação a 2010. De 770, os registros caíram para 678. Dos roubados no ano passado, 44% foram recuperados.

No primeiro trimestre de 2012, 61% dos veículos roubados ou furtados em João Pessoa foram recuperados. Das 149 ocorrências, 92 resultaram na apreensão dos veículos.


array(2) { [0]=> object(stdClass)#2138 (9) { ["term_id"]=> string(2) "67" ["name"]=> string(9) "mandacaru" ["slug"]=> string(9) "mandacaru" ["term_group"]=> string(1) "0" ["term_taxonomy_id"]=> string(2) "68" ["taxonomy"]=> string(8) "post_tag" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> string(1) "0" ["count"]=> string(2) "16" } [1]=> object(stdClass)#2141 (9) { ["term_id"]=> string(4) "5010" ["name"]=> string(18) "operação nômade" ["slug"]=> string(15) "operacao-nomade" ["term_group"]=> string(1) "0" ["term_taxonomy_id"]=> string(4) "5015" ["taxonomy"]=> string(8) "post_tag" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> string(1) "0" ["count"]=> string(1) "4" } }

Notícias Relacionadas

  • galeria

  • video

  • Governo abre Jogos Escolares da 12ª Região de Ensino