Lojistas iniciam transferência para novo Centro de Artesanato
Sábado, 04 de agosto de 2012 - 18h10
Foto: Antônio David/Secom-PBComeçou neste sábado (4) a transferência dos lojistas para o Centro de Artesanato de Tambaú, que vai ser inaugurado neste domingo (5), às 17h, pelo Governo do Estado, como parte da celebração dos 427 anos da capital paraibana, e que integra o pacote de obras anunciado pelo governador Ricardo Coutinho na quinta-feira (2), em solenidade no Teatro Santa Roza. Segundo a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), todo o fim de semana está dedicado aos preparativos finais para a aguardada inauguração.
O vice-presidente da PBTur, Antônio Alcântara, acompanhou os ajustes finais. “Conseguimos a liberação das chaves dos boxes para os lojistas mais cedo para que amanhã esteja tudo organizado. Isso é importante porque não queremos inaugurar somente o prédio, mas também as lojas, juntamente com os artesãos e seus produtos”, afirmou Alcântara. Nesse sentido, uma das lojas mais adiantadas era a de Antonio Pereira, que contava com a ajuda de familiares para a arrumação das peças de artesanato.
Foto: Antonio David/Secom-PBMuitos dos 20 boxes que compõem o novo Centro de Artesanato de Tambaú estavam em fase de limpeza e montagem de móveis e, segundo o presidente da Associação dos Comerciantes e Artesãos do Mercado de Tambaú (ACMAT), Vauner Azevedo, a ansiedade dos lojistas era grande, já que eles aguardam essa transferência há mais de quatro anos, e finalmente foi apaziguada com a determinação do governador Ricardo Coutinho em levar a obra adiante desde que assumiu o Governo do Estado, em 2011.
Além do Centro de Artesanato de Tambaú, obra que teve investimento de R$ 630 mil, provenientes do Tesouro do Estado e da Caixa Econômica Federal, foi reformado o entorno do prédio da PBTur. Para a solenidade de inauguração, em frente ao prédio será montado um palco onde haverá apresentações culturais com participação do Grupo Maracaíba, de macaratu, Grupo Folclórico do Sesc e concertos da orquestra infantil do Prima (Programa de Inclusão através da Música e das Artes) e da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.
Foto: Antônio David/Secom-PBObra – O prédio é composto de 20 boxes e está localizado próximo aos principais pontos turísticos da orla de Tambaú, a exemplo da Feirinha e do Hotel Tambaú, do Mercado de Peixe e da Praça do Sol. Para amenizar os efeitos do calor, foi aplicada uma nova tecnologia com materiais importados na cobertura do prédio. O teto é de policarbonato azul. Foi importada uma cobertura térmica para manter a temperatura no local agradável.
Notícias Relacionadas
- Primeira dama recebe prêmio pelos trabalhos à frente do Artesanato
- Salão de Artesanato da Paraíba vai homenagear mestres do couro
- Vendas do artesanato superam R$ 67 mil em feira internacional
- Artigos em couro ganham destaque no Salão do Artesanato da Paraíba
- Artesanato paraibano é selecionado para Feira em Nova Iorque
Outras Notícias
- Obras de pavimentação da estrada de Olivedos estão em ritmo acelerado
- Técnicos de Pernambuco conhecem ações desenvolvidas pela Emater
- Emater e Prefeitura de Tacima firmam parceria para fortalecer agricultura familiar
- Pagamento do Bolsa Família continua normalmente em todo Estado
- Aesa e Sudema firmam Termo de Cooperação Técnica para melhorar qualidade da água no Estado
- Administração
- Administração Penitenciária
- Casa Civil
- Casa Militar
- Comunicação Institucional
- Controladoria Geral
- Corpo de Bombeiros
- Cultura
- Defensoria Pública Geral






