8 de fevereiro de 2013

Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa reúne educadores em Campina Grande



O primeiro encontro dos formadores e orientadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) será encerrado nesta sexta-feira (8), no auditório do Garden Hotel, em Campina Grande. O evento, que começou na última segunda-feira (4), é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e da 3ª Regional de Ensino.

Os educadores que participam do programa têm a oportunidade de repensar o que está sendo feito e o que pode ser melhorado para que o aluno chegue ao 3º ano do Ensino Fundamental com todos os requisitos completos de alfabetização.  O encontro de formação e orientação do PNAIC ocorrerá durante todo o ano de 2013, dividido em cinco seminários, totalizando oito unidades. Os orientadores do programa fazem parte do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

O público-alvo do PNAIC são professores das redes municipal e estadual, que farão um curso específico, com 200 horas de duração por ano, ministrado por universidades públicas. O programa trabalha quatro eixos de atuação: a formação continuada de professores alfabetizadores e de orientadores de estudo; a distribuição de materiais didáticos voltados para a alfabetização; a avaliação dos resultados do programa e a atuação da frente de mobilização social pela Educação.

O PNAIC atende ao projeto de lei 8.035/2010, que propõe a alfabetização de todas as crianças de no máximo oito anos de idade até 2020. A proposta do MEC ao realizar esse encontro é que 100% das crianças brasileiras estejam plenamente alfabetizadas. O programa é realizado em articulação com outros programas educacionais, como o PNDL, o PNBE e os jogos educativos.

Outras informações podem ser obtidas na 3ª Gerência Regional de Ensino, localizada na Rua João da Mata, 722, Centro, Campina Grande, ou através do telefone 3342-2537.