Governo da Paraíba


branco

Primeira-dama participa de entrega de certificado de curso no presídio PB1


Segunda-feira, 15 de julho de 2013 - 19h30

O diretor adjunto da unidade, Bruno Cavalcante, deu as boas vindas à comitiva e mencionou o seu reconhecimento pelo esforço de toda a equipe de servidores da casa de detenção. Em seguida, foi exibido um vídeo que retrata o trabalho desenvolvido no local, além de trazer mensagens de agradecimento à equipe, mostrando os funcionários e as responsabilidades de cada um.

Durante a solenidade, a primeira-dama Pâmela Bório foi homenageada pela parceria na implementação do curso de artesanato dentro do presído. “Normalmente, muito se fala da cultura da paz, mas pouco se faz. Por isso, ações como esta, que oferece oportunidade de ressocialização aos reeducandos, dão aos mesmos a possibilidade de também serem promotores da cultura da paz. Eu sempre me emociono quando visualizo um trabalho como este, pois sabemos que é um dever do Estado promover a educação, como também a ressocialização na comunidade carcerária”, afirmou.

Em seu pronunciamento, o secretário Wallber Virgolino ressaltou que o PB1 é a principal e mais segura penitenciária do Estado, onde se encontram apenados de várias regiões do país, sendo, por isso, importante um trabalho de reeducação bem feito. “A princípio, quero ressaltar o trabalho iniciado na gestão de Harrison Targino, que criou a Gerência de Ressocialização e nós estamos dando continuidade e ampliando este trabalho, que julgo de suma importância. Esta unidade, o PB1, era conhecido pela rigidez na disciplina implantada, e agora, passa a ser conhecido também pela ressocialização”, afirmou.

E enfatizou: “Aqui já temos uma biblioteca e, com o apoio do governador Ricardo Coutinho, que me deu carta branca para empreender a minha filosofia de trabalho, hoje estamos entregando os certificados a estes artesãos e já estamos trazendo novos cursos, como o de culinária e o ProJovem Urbano. Estas iniciativas distencionam a vivência dentro das unidades. Vale salientar que há seis meses não temos uma morte dentro do sistema prisional da Paraíba”.

O Juiz de Execuções Penais da Capital, Dr Carlos Neves da Franca Neto, que também é coordenador do Grupo de Monitoramento de Fiscalização do Sistema Carcerário da Capital, parabenizou o Governo do Estado pela ação e comentou que “o sistema de execuções penais tem dois lados, o punitivo e o de ressocialização, pois além de punir alguém que infringiu a lei, tem que preparar as pessoas para o retorno à sociedade e nós trabalhamos com este princípio, no sentido de humanizar a pena”.

No final da entrega dos certificados, a comitiva fez uma visita às alas e pavilhões da unidade prisional, passando pela cozinha, que já está dentro das normas técnicas necessárias ao bom funcionamento, o espaço LGBT, destinado a reeducandos homoafetivos, aos consultórios odontológico e oftalmológico e à Unidade de Saúde do Presídio (USP).

Também estiveram presentes a gerente de Ressocialização, Ziza Maia; o gerente executivo do Sistema Penitenciário (Gesipe), coronel Arnaldo Sobrinho; a professora Aline Monte, representando a Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); o diretor da unidade, capitão Mariano e representantes da Comissão de Direitos Humanos.


array(4) { [215]=> object(stdClass)#2152 (11) { ["term_id"]=> int(215) ["name"]=> string(10) "artesanato" ["slug"]=> string(10) "artesanato" ["term_group"]=> int(0) ["term_taxonomy_id"]=> int(217) ["taxonomy"]=> string(8) "post_tag" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> int(0) ["count"]=> int(148) ["object_id"]=> int(72545) ["filter"]=> string(3) "raw" } [3072]=> object(stdClass)#2154 (11) { ["term_id"]=> int(3072) ["name"]=> string(11) "certificado" ["slug"]=> string(11) "certificado" ["term_group"]=> int(0) ["term_taxonomy_id"]=> int(3077) ["taxonomy"]=> string(8) "post_tag" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> int(0) ["count"]=> int(10) ["object_id"]=> int(72545) ["filter"]=> string(3) "raw" } [862]=> object(stdClass)#2156 (11) { ["term_id"]=> int(862) ["name"]=> string(14) "Pâmela Bório" ["slug"]=> string(12) "pamela-borio" ["term_group"]=> int(0) ["term_taxonomy_id"]=> int(864) ["taxonomy"]=> string(8) "post_tag" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> int(0) ["count"]=> int(13) ["object_id"]=> int(72545) ["filter"]=> string(3) "raw" } [254]=> object(stdClass)#2157 (11) { ["term_id"]=> int(254) ["name"]=> string(9) "presídio" ["slug"]=> string(8) "presidio" ["term_group"]=> int(0) ["term_taxonomy_id"]=> int(256) ["taxonomy"]=> string(8) "post_tag" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> int(0) ["count"]=> int(48) ["object_id"]=> int(72545) ["filter"]=> string(3) "raw" } }

Notícias Relacionadas

  • video

  • Dito e feito