29 de outubro de 2013

Governo do Estado prorroga prazo para adesão ao Programa Garantia Safra



O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, prorrogou até o dia 31 de outubro o prazo para que os gestores municipais possam assinar o Termo de Adesão ao Programa Garantia Safra 2013/2014. Cento e cinquenta e dois municípios já aderiram ao Programa, mas em todo o Estado, 190 estão aptos à adesão. Os gestores podem procurar a Coordenação Estadual para efetuarem a adesão.

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos à perda de safra em razão do fenômeno de estiagem ou excesso hídrico, sendo operacionalizado, por ano agrícola, mediante adesão de estados, municípios e agricultores. Na safra 2013/2014, se houver perda de pelo menos 50% da produção por estiagem ou excesso hídrico, os agricultores aderidos terão direito a um beneficio de R$ 850, valor dividido em cinco parcelas mensais de R$ 170.

A coordenadora do programa no Estado, Ivanilza Macedo, alerta que todo o processo de inscrições dos agricultores familiares também se encerra no dia 31 de outubro, e a meta do Governo do Estado é atender 120 mil famílias (maior de todas as safras em dez anos de existência do programa). “É importante que haja interesse por parte dos prefeitos, uma vez que o programa é um beneficio real para os agricultores de toda Paraíba, e nós estamos aqui fazendo esse chamamento”, disse Ivanilza.

Os interessados devem comparecer à Coordenação Estadual do Programa Garantia Safra, no Centro Administrativo Estadual, Bloco II, 3º andar, Jaguaribe – João Pessoa/PB, munidos dos documentos pessoais, para assinatura do Termo de Adesão ao referido programa. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3218-6715, da Coordenação Estadual do Programa Garantia Safra.