Fale Conosco

16 de dezembro de 2013

Ricardo inaugura Casa da Cidadania e ampliação de escola em Bayeux



O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesse domingo (15), dois novos equipamentos na cidade de Bayeux, nas comemorações dos 54 anos de emancipação política do município. As solenidades marcaram as entregas da Casa da Cidadania e da reforma e ampliação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irineu Pinto. “Bayeux está dentro da agenda do desenvolvimento do Estado e nos permite celebrar aqui seu 54º aniversário”, comemorou o governador.

Na  reforma e ampliação do colégio Irineu Pinto, que incluiu a construção de um ginásio esportivo, os investimentos somam R$ 1.118.580,00. A unidade de ensino conta com laboratórios de ciências, informática e robótica, auditório com capacidade para 200 pessoas, biblioteca, ambiente dos professores, 13 salas de aula, sala de vídeo, refeitório, cozinha, almoxarifado e banheiros. A construção do ginásio era um sonho da comunidade há pelo menos 30 anos.

A escola funciona nos três turnos, atendendo a 1.500 alunos do ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A unidade desenvolve os programas pedagógicos Mais Educação (educação em tempo integral), Escola Aberta e o EJA Médio.

Na ocasião, Ricardo assinou convênio com a prefeitura no valor de R$ 646 mil para a construção de uma nova escola no conjunto Mário Andreazza, por meio do Pacto Social, programa do Governo do Estado. Também foram entregues tablets aos alunos e professores.

Em Bayeux, mais duas escolas estaduais estão sendo reformadas. “Essa é uma resposta que nós precisamos dar para poder gerar credibilidade na educação, que é fundamental para o Brasil e para nós paraibanos”, destacou o governador.

Casa da Cidadania – Os 307 mil habitantes de Bayeux, Santa Rita, Cruz do Espírito Santo, Mari e Sapé já podem contar com os serviços da Casa da Cidadania. O espaço vai atender a cerca de 6,5 mil pessoas por mês. Inicialmente, a unidade vai funcionar com sete boxes com serviços da Cagepa, Detran (vistoria), Instituto de Polícia Científica (IPC), Procon Municipal, Ministério da Fazenda, Ministério do Trabalho e Pague Fácil. O horário de funcionamento é das 10h às 16h.

Em toda a Paraíba, com a unidade de Bayeux, 12 Casas da Cidadania estão em funcionamento. Cinco foram inauguradas em dois anos e meio, a pedido da população. Só em 2013, foram atendidas mais de 3,5 milhões de pessoas.

O prefeito de Bayeux, Expedito Pereira, ressaltou que a Casa da Cidadania era um sonho dos moradores. “A importância é inestimável, vai facilitar a vida de muita gente, graças a essa parceria”, avaliou Expedito. Ele disse ainda que a cidade está agradecida pelos investimentos que o Governo do Estado tem realizado no município. 

Sala do Empreendedor – Também foi inaugurada a Sala do Empreendedor, através da parceria do município com o Sebrae-PB, na sede da Prefeitura. De acordo com Tárcio Pessoa, gestor do programa Empreender Paraíba, a Sala do Empreendedor é uma exigência da lei da micro e pequena empresa e tem a finalidade de facilitar a abertura de pequenos negócios. “Acreditamos que o próximo passo é trazer para Bayeux uma unidade do Empreender-PB, através de uma franquia consolidando a parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura”.

Atualmente, o programa tem uma franquia em funcionamento, em Bananeiras; um escritório, em Patos, e planeja abrir outro escritório em Campina Grande.

As solenidades foram prestigiadas por moradores da cidade, vereadores, pelos deputados estaduais Domiciano Cabral e Jutahy Menezes, além de secretários e várias autoridades.