Governo da Paraíba


Dia do Servidor Público
30 de junho de 2011

Secretaria Estadual de Educação participa da II Reunião do Consed



O secretário de Estado da Educação Afonso Celso Scocuglia participa nestas quinta-feira (30) e sexta-feira (1º) da II Reunião Ordinária de 2011 do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Canela (RS). Durante dois dias, secretários estaduais de Educação, consultores e especialistas trocarão experiências e debaterão o regime de colaboração e o Sistema Nacional de Educação.

Também participaram da mesa de abertura o secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (MEC), Carlos Abicalil, e a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e prefeita de São Bernardo do Campo (SP), Cleuza Repulho. Ambos destacaram a importância da iniciativa do Consed para que se consolide o regime de colaboração.

“Acreditamos que é possível haver um regime de colaboração que atenda às necessidades da educação brasileira”, destacou a presidente do Consed e secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, na abertura do encontro. “Esta reunião pretende cooperar para o avanço do regime de colaboração entre União, estados e municípios”, disse a presidente do Consed.

Afonso Celso Scocuglia defendeu a ampliação do debate da Educação em todo o país. “Estamos reunidos para debater temas importantes, piso salarial e recursos financeiros de custeio. Não haverá qualidade social da educação se não houver investimentos”, afirmou o secretário. “Nós, como secretários de Educação, devemos nos movimentar nacionalmente, de forma articulada, para ampliarmos a discussão. A Paraíba tem avançado bastante no sentido de valorizar a Educação e o magistério estadual ”, disse o secretário.